Dentro de uma empresa, seja qual for seu porte ou segmento econômico, é de suma importância a atuação dos profissionais prevencionistas, como o técnico em segurança do trabalho. Principalmente porque a maioria dos acidentes e das doenças ocupacionais pode ser evitada com prevenção.
Sendo um profissional que se qualifica para atuar nos cuidados com a saúde dos trabalhadores e na prevenção de acidentes dentro das empresas, o técnico em segurança tem como principal função eliminar ou minimizar os riscos ocupacionais.
Ao cumprir seu papel, ele contribui para a integridade física e mental dos trabalhadores. Mais do que isso, para o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, o que resulta em menos absenteísmo e menor rotatividade de empregados, assim como em maior produtividade e produtos de melhor qualidade à empresa.
O trabalho do técnico em segurança também contribui para manter a empresa dentro da legislação, evitando multas e processos judiciais que poderiam pesar no bolso do empreendedor.
Trabalhadores saudáveis também são sinônimos de menos custos para a Previdência Social. Em outras palavras, a atuação de um técnico de segurança do trabalho contribui para a economia do País, ou seja, para a sociedade como um todo.
ATRIBUIÇÕES – A importância do técnico em segurança do trabalho
A profissão é regulamentada pela Portaria nº 3.275/1989 do Ministério do Trabalho, que estabelece as principais atribuições de um técnico em segurança. No total, são 18 itens que fazem parte da rotina desses profissionais.
As tarefas incluem: emitir pareceres técnicos sobre riscos no ambiente e orientar ações adequadas; orientar e motivar os trabalhadores para eliminarem ou neutralizar os riscos de suas funções, incluindo o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); e analisar os processos laborais para identificar possibilidades de acidentes e sugerir medidas preventivas.
Também cabe ao técnico em segurança: conduzir treinamentos de prevenção de acidentes, avaliar resultados e estabelecer procedimentos a serem adotados; adotar recursos pedagógicos, como palestras, reuniões e campanhas de conscientização, com o intuito de divulgar as normas de segurança e de higiene no trabalho; inspecionar o ambiente de trabalho e os equipamentos de proteção.
Ainda cabe a esse profissional: conhecer a legislação vigente sobre segurança no trabalho e conscientizar empregados e empregadores sobre seus direitos e deveres; cuidar da preservação do meio ambiente, orientando sobre o tratamento e a destinação de resíduos tóxicos; analisar dados estatísticos sobre acidentes de trabalho e traçar estratégias para evitá-los; orientar empregados e empregadores sobre ambientes insalubres, espaços confinados, riscos de incêndio, de explosão ou qualquer outra situação que possa provocar acidentes e danos à saúde.
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