Blog

Punho Forte

Apesar de fundamental para a qualidade de vida, abandonar o hábito de fumar está longe de ser uma tarefa fácil. Mesmo após tomar essa importante decisão, é comum encontrar dificuldade para colocar essa mudança em prática. 

Pensando em ajudar você que enfrenta essa situação, a Punho Forte preparou esse post, que tem o intuito de auxiliar aqueles que desejam parar de fumar.

Por que é importante parar de fumar?

Não importa a sua idade e nem há quanto tempo ou quanto fuma: parar de fumar melhora consideravelmente sua saúde, diminui o risco de doenças cardíacas, pulmonares, vários tipos de câncer e outras complicações como osteoporose e disfunção erétil.

Qual faz mais mal, cigarro ou cigarro eletrônico?

Ambos os cigarros podem causar mal à saúde do indivíduo, pois mesmo que o cigarro eletrônico não tenha, nicotina ele libera diversas substâncias que podem causar doenças como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares, que também estão associadas ao uso do cigarro convencional. O uso de cigarro eletrônico, segundo dados do INCA, pode aumentar em 3 vezes o risco do sujeito experimentar o cigarro convencional, e em 4 vezes a dependência, precisamos lembrar que o uso do cigarro eletrônico repete o comportamento do cigarro convencional, assim desencadeando também a dependência psicológica.

Por que parar de fumar é difícil?

O ato de fumar não está relacionado apenas à dependência química, mas também psicológica, a nicotina é uma substância que causa dependência e desconforto quando o sujeito resolve parar de fumar, o importante é que essa dependência passa, e assim fica mais fácil de deixar esse hábito. O desejo de parar de fumar necessita transpor o período mais crítico que trata-se de abstinência, que pode durar entre 1 a 2 semanas. Outros sintomas podem acompanhar essa fase como tontura, dores pelo corpo, irritabilidade e alteração do sono. Parar de fumar também envolve trabalhar a dependência psicológica associada ao uso do tabaco, algumas pessoas utilizam do cigarro como um apoio ou como mecanismo de adaptação para lidar com os sentimentos de solidão, frustração ou pressões sociais, Outra forma de dependência está relacionada ao comportamento e condicionamento representado por associações ao uso do tabaco. (fumar logo após o almoço, tomar café e fumar).

Por que eu deveria parar de fumar?

Estudo de 2020 da Organização Pan-Americana de Saúde diz que o tabaco leva a óbito 8 milhões de pessoas anualmente, o ato de fumar é prejudicial à saúde pois ele é o desencadeador de diversas doenças cardiovasculares, oncológicas entre outras.

Quais são os benefícios de parar de fumar?

São inúmeras as vantagens que você terá ao parar de fumar, os benefícios de parar de fumar são praticamente imediatos. Após 20 minutos após parar de fumar, a sua frequência cardíaca diminui, em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal e no intervalo entre 2 a 12 semanas a circulação sanguínea apresenta melhora e a sua função pulmonar aumenta. Entre 1 e 9 meses a tosse e a falta de ar provocada pelo ato de fumar diminui. Quando falamos em 5 a 15 anos sem cigarro, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante, em 10 anos a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante, e além disso, em 15 anos o risco de doença cardíaca é igual ao de uma pessoa não fumante.

Existe alguma maneira de prevenir os sintomas da abstinência do tabaco?

É muito comum que o fumante tenha recaídas, então caso você tenha passado por isso não se culpe ou veja esse momento como um fracasso, é possível usar esse momento para conhecer o que te leva ao ato de fumar e trabalhar esses comportamentos ou sentimentos. Você tem pode tomar água, hidrate seu corpo, tenha uma porção de alimentos como cenoura ou pepino para o momento que desejar fumar, pratique atividade física, no primeiro momento evite ambientes com pessoas que fumam, realize atividades terapêuticas como meditação, guarde aquele dinheiro que você gastaria com o cigarro e veja o quanto economizou no final do mês e também perceba os pontos positivos que você ganhou ao deixar de fumar como: perceber melhor o gosto dos alimentos, sua respiração irá apresentar melhora, você vai ganhar mais tempo e qualidade de vida.

Quais as principais dicas para parar de fumar?

Não existe uma fórmula ideal que vai encaixar para todas as pessoas, parar de fumar requer muitas ações e cada indivíduo possui uma relação única com o cigarro. O mais importante é saber que existe uma equipe de profissionais, psicólogos e médicos, que estão aptos para te ajudar nessa empreitada, deixar de fumar sozinho pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível e se você já tentou, ou até ficou um tempo sem fumar mas voltou, não desanime, nós podemos te ajudar. Procurar ajuda médica é o primeiro passo para o sucesso.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *